É uma das perguntas mais difíceis de responder! Quando decidimos iniciar um negócio, com certeza passamos por alguma das situações abaixo:
Demissão ou desemprego
Insatisfação com a atual vida profissional ou transição de carreira
Insatisfação com a atual situação financeira
Divórcio, no caso de pessoas que dependiam financeiramente do cônjuge
Sonho de ser dono do próprio negócio
Identificação com determinada área
O momento certo de iniciar um negócio é uma decisão muito pessoal, pois só você sabe da sua real situação, seja ela financeira, emocional e profissional. É algo que precisa ser muito bem pensado, planejado e programado, entretanto, há de se respeitar o time, pois perder tempo é algo inaceitável nos dias de hoje.
O que posso garantir é, que é essencial você colocar no papel o que tem em mente, seus desejos, vontades, talentos, possibilidades e sua realidade financeira.
Caso você opte em iniciar um negócio em um mercado que você se identifique, tenha alguma vivência ou experiência, as coisas se tornam mais práticas. Eu disse práticas, e não fáceis, porque fácil nada será.
Para definir seu mercado de atuação, Comece enumerando coisas que você gosta de ver, fazer, acompanhar…por exemplo: se você gosta de cozinhar, gosta de doces e tem o mínimo talento pra isso, por que não começar fazendo brigadeiros gourmet? Ou se você gosta de moda, se interessa por conteúdo fashion, por que não começar vendendo roupas?
O passo a seguir é fazer uma pesquisa de mercado. Você deve estar se perguntando: mal tenho grana pra investir no negócio e como vou pagar por uma pesquisa de mercado?
Hoje em dia, bastam internet e disposição para fazer a sua própria pesquisa de mercado!
A pesquisa de mercado nada mais é do que a coleta de informações a fim de identificar oportunidades e problemas inerentes à área de atuação da empresa e/ou dos seus produtos/serviços.
Em sites como SEBRAE, você aprende e tem as ferramentas necessárias para fazer a sua pesquisa. Mas você também pode fazer sua pesquisa através de análises de redes sociais (Instagram) de possíveis concorrentes seus, analisando o que vendem, preço, como falam e abordam os clientes, como se comportam…e faça perguntas as pessoas que conhece! “você compraria isso?”, “você usaria aquilo?”.
Depois que você tiver a noção de como está o mercado que escolheu, é importante que você defina o seu nicho.
Nicho de mercado são subconjuntos de um mercado maior, com suas necessidades ou preferências particulares. Trata-se de uma parcela do mercado que é pouco ou nada atendida. Ao identificar esses grupos com necessidades específicas não atendidas é possível criar um conteúdo, serviço ou produto que os atenda diretamente, gerando, assim, uma excelente oportunidade de negócio!
Sendo mais clara…se você escolheu investir em vender roupas, sinto informar mas você ainda não tem seu nicho definido! Para definir o nicho, você precisará ir mais fundo. Que tipo de roupas? Pra quem? ” Roupas femininas.” Ok! Agora as coisas estão ficando mais claras! Você tem um nicho definido e já pode começar a estruturar seu negócio.
Mas se você quer ir mais longe, você poderá definir que quer vender roupas femininas para: ” Mulheres, 30 a 50 anos, que trabalham fora, têm renda entre 1500 e 3000, que vestem entre 38 e 44. Você tem quase a definição da sua Persona.
Mas isso é assunto para a nossa próxima conversa! 😉