O Instagram nasceu como um simples aplicativo de compartilhamento de fotos, mas ele conseguiu ganhar proporções enormes no mundo inteiro. O APP é o queridinho de 7 entre 10 pessoas, sendo elas, meros mortais até as super celebridades. O sucesso do Insta é um retrato da sociedade moderna, que combina vaidade, redes sociais e uma mudança em direção a meios de comunicação mais visuais.
Já foi época que o Instagram era usado pra publicar aquela foto de viagem, um prato fit que você acabou de preparar, ou aquela foto de espelho. Hoje, o app é usado para ganhar dinheiro! Isso mesmo!
Utilizado da forma correta, o aplicativo se torna uma máquina que impulsiona negócios como, lojas, prestadores de serviços, autônomos, entre outros.
Para isso, é preciso saber trabalhar com algoritimo, produzir conteúdo em grande quantidade, gerar uma audiência e utilizar as métricas disponíveis .
Obvio que a produção de conteúdo é algo bem mais complexo do que postar uma simples foto, e teremos um momento para falar sobre isso profundamente. Agora quero mostrar apenas, de forma mais simples, o que fazer para já dar uma cara de profissional a seu Instagram:
Fotos: Apesar dos novos recursos oferecidos pela rede social, o Instagram é e sempre foi focado no compartilhamento de belas imagens. Independente de todas as ações que você faça, o que realmente vai atrair clientes potenciais ou monetizar sua conta são fotos de qualidade; e isso não se limita apenas a ter um smartphone com a melhor câmera do mercado. É preciso criar imagens criativas e que encham os olhos dos seus seguidores.
Vídeos: O mesmo se aplica ao recurso de vídeos curtos oferecido pela plataforma. Se uma imagem vale mais do que mil palavras, imagine o que um vídeo não é capaz de fazer? Use sua criatividade para oferecer às pessoas aquilo que elas querem ver.
Foco: Basta dar uma olhada em alguns perfis de sucesso para perceber que existe uma consistência de conteúdo focado no assunto que o dono da página se propôs a seguir (moda, beleza, saúde, esporte, fofoca, arte, entre outros), além de imagens que realmente chamam nossa atenção.
Legenda: Uma legenda pode ajudar a impulsionar ou afundar até mesmo a foto ou vídeo mais espetacular do Instagram. Uma legenda mal escrita pode fazê-lo parecer um amador, enquanto um texto inteligente, espirituoso e apropriado pode transformar um post medíocre em um viral. Você não precisa escrever um romance na legenda da sua foto, mas dê aos seus seguidores algo com que eles possam se sentir conectados.
Hashtags: Use cerca de três a cinco hashtags em cada legenda de um post. Se você está postando a foto de uma maçã vermelha, por exemplo, não se limite ao óbvio #apple #maçã #vermelha. Use hashtags mais descritivas e orientadas, como #RedApple. Esta abordagem fará com que você seja procurado por potenciais seguidores interessados no assunto postado.
Horários estratégicos: Algumas análises de comportamento dos usuários do Instagram mostram que as horas mais quentes para postar na rede social são entre 08h e 11h da manhã, entre 14h e 16h e entre 19h e 21h. Mas o ideal é você analisar suas próprias métricas.
Com essas dicas simples já é possível tornar seu Instagram mais adequado à monetização, independente do seu segmento.
Continue me acompanhando porque vou falar em como gerar conteúdo de valor.
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