Construir autoridade na Internet pode ser o grande diferencial para o seu negócio online dar certo. Chegar a esse patamar é ter a sua marca lembrada como referência no segmento, e isso se reflete na busca por ela na internet.
Criar um site ou perfil em redes sociais é uma tarefa simples e que qualquer pessoa ou empresa pode fazer. Também não é difícil construir uma linha editorial (ops…mas o que é linha editorial?…Vamos falar disso em uma próxima conversa!) e alimentar esses locais com publicações, vídeos e outros conteúdos, no entanto, isso não garante o sucesso da presença na web.
O que a autoridade online gera de positivo
Imagine que você tem uma Pet shop na internet. Com toda certeza, há muitos concorrentes de qualidade, o que gera competitividade. Para se destacar, é preciso ser o melhor. Em se tratando da web, a autoridade online que você constrói é justamente o que trará esse diferencial.
Quando se chega a esse patamar, o público que consome esses produtos sabe que a sua loja/marca/empresa é a referência naquele segmento. Ou seja, quando alguém fala de e-commerce de Pet Shop, o seu negócio é o primeiro a ser lembrado. Isso representa a autoridade online, ou seja, liderança de mercado e ocupação de um lugar de destaque.
Não é difícil compreender como a autoridade online é importante. Sua marca/Perfil é reconhecido como referência e isso gera mais conversões, maior engajamento do público, mais visitas e, consequentemente, mais vendas. É o status ao qual toda empresa quer chegar, mas para isso há um longo caminho a ser trilhado.
Construir autoridade online depende de uma série de pontos, desde o relacionamento com o público até a adequação do seu Perfil aos algorítmos do Instagran ou site para os algoritmos do Google.
Aqui, vou te dar algumas dicas dicas para se manter no caminho para se tornar autoridade para o seu nicho!
Foque no seu público-alvo
Construir autoridade é algo que depende de segmentação. Isso só será alcançado se houver foco no trabalho, ou seja, ele deve ser direcionado a um público específico.
Ainda usando o exemplo do e-commerce de Pet Shop, é fundamental direcioná-lo a quem consome esses produtos, desde a linguagem até a abordagem de assuntos realmente interessantes.
Quanto à oferta de produtos, é fundamental reforçar que o negócio é especialista em um nicho específico. Não faz sentido para esse tipo de negócio trabalhar também com produtos para humanos, por exemplo. É preciso sempre projetar o impacto no público e como ele reagirá.
Reconheça as dores da sua persona
Ainda sobre o foco no seu público, é necessário entender do que a sua persona precisa. (Já falamos sobre persona aqui, lembra? Se não lembra, volte uns posts e entenda o que é a sua persona!) O perfil de consumidor com o qual sua empresa trabalha é construído em cima das dores do público, ou seja, de suas motivações, problemas e necessidades que são o gatilho para o consumo. É preciso entender todas essas questões para então trabalhar de maneira estratégica e focada nessas dores.
Se você tem um blog, por exemplo, há temas específicos sobre os quais as pessoas gostariam de saber mais. Nesse cenário, produzir conteúdos que os abordem é uma ação certeira. A continuidade é justamente o que vai transformar seu site em referência naquele tema!
Aposte em diversas redes sociais
A autoridade também é construída por meio da ampla presença online e, em se tratando do contexto atual, é fundamental estar nas redes sociais.
Quanto mais plataformas forem ocupadas, melhor, desde que você seja capaz de alimentá-las. Afinal, como ser referência e construir o status de autoridade sem estar presente com regularidade nessas redes?
Para que esse trabalho seja eficiente, é importante ter um planejamento prévio. Calendários editoriais (vamos falar sobre isso!), pautas para publicações e ações de marketing devem ser pensados.
Cada rede social tem um tipo de conteúdo e linguagem, então, tudo isso precisa ser estudado. Uma vez definidos esses pontos, estar presente nessas plataformas é muito importante.
Marketing de Conteúdo é tudo!
Atualmente, quase todas as perfis/marcas/empresas investem em Marketing de Conteúdo, e a principal forma de começar a fazer isso é ter um blog.
Oferecer posts que vão ao encontro das necessidades de seu público pode gerar um grande fluxo de acessos, interesse e leads (oi? O que é Lead? Vamos falar mais a frente!). A partir daí, fica muito mais fácil educar essas pessoas, envolvê-las com um bom conteúdo e então obter as conversões desejadas.
O Marketing de Conteúdo ajuda a abordar temas relacionados ao seu negócio de maneira gradual, sem fazer uma oferta direta. Essa abordagem mais cuidadosa é uma ótima forma de captar interessados, oferecer algo interessante e só depois propor a venda.
Um blog de qualidade pode alcançar a autoridade online, o que impacta positivamente os resultados da empresa!
Gere conteúdo autoral e original
Um dos pontos mais importantes ao se posicionar na web é ser original! Muito conteúdo é replicado atualmente, sendo apenas repaginado e repetido em uma série de blogs e também em publicações em redes sociais. Por mais que isso funcione em alguns casos, jamais será uma abordagem que levará a sua marca a obter a autoridade online.
7. Coloque o e-mail marketing em prática
Você pode não gostar ou achar um saco aqueles e-mails promocionais e deve encaminhar tudo para seu spam, não é mesmo? Mas o e-mail marketing é uma ferramenta importantíssima que ajuda a manter uma relação mais próxima com seu público, oferecendo ofertas, novidades e até mesmo conteúdos. Faz parte dessa estratégia alimentar os consumidores com posts, alertas de promoções e outros conteúdos, gerando uma relação em que as duas partes saem ganhando.
Uma vez que sua você obtém o contato de um usuário — ou seja, o lead —, dá-se início a uma relação que pode ser fortalecida com o envio de e-mails.
No entanto, é preciso entregar um conteúdo realmente relevante nesse fluxo de mensagens. Assim, você consegue marcar presença e ainda se destacar ao oferecer algo interessante para o público.
A autoridade online é fundamental para quem quer ser referência no seu nicho. Na web, ter o lugar de destaque precisa ser o objetivo de quem quer captar mais público e ter os melhores resultados.
Você está pronta (o) para começar a criar sua autoridade online? Bora?
Me segue lá no Insta que tem muito mais! @karolinesallesc