Posso definir e-commerce como a comercialização de produtos e serviços pela internet, onde as transações são realizadas através de como computadores ou celulares com acesso Internet. Esse tipo de comércio pode contar com diversos canais de vendas, onde o mais conhecido é a loja virtual. Uma pesquisa mostra que o Brasil tem o maior faturamento de e-commerce na América Latina, com 36% da população sendo consumidora. De acordo com o levantamento, o faturamento nessa modalidade contabilizou 133 bilhões de reais em 2020.
E-commerce é importante para as empresas de hoje?
As primeiras lojas virtuais surgiram na década de 1990, e eram e-commerces muito simples. O maior exemplo é a gigante Amazon, com a venda de livros desde então. Era um sistema bem simples: bastava inserir a foto do livro, a sinopse, alguns dados mais técnicos – como dimensões, editora e ano de lançamento – e preço. A logística também era bem simplificada, já que é fácil transportar os volumes. Para o consumidor, a compra era um processo que não exigia escolha de tamanho, cor ou outras características personalizadas. Bastava encontrar o título, colocar no carrinho e pagar.
Com o passar do tempo, o e- commerce foi se tornando complexo e, hoje, dá para comprar e vender qualquer produto ou serviço de forma virtual. Atualmente é possível comprar qualquer coisa pela Internet! Desde entretenimento como Netflix, Spotify e HBO, até fazer as compras no supermercado, incluindo itens perecíveis.
Itens de moda são os campeões de venda, mas os itens de alimentos e bebidas e petshop tiveram um aumento de, respectivamente, 82% e 144% na comercialização em 2020.
Todos podem criar um e-commerce: prestadores de serviços, comerciantes, varejistas, fábricas…os mais diversos ramos podem se beneficiar. Também é interessante que uma empresa mantenha um canal de venda online porque o consumidor já espera isso. Portanto, o e-commerce é muito importante para as empresas hoje em dia pois é uma forma para a manutenção e ampliação de mercados.
Vantagens de ter um um E-commerce
São inúmeras as vantagens de se ter um e-commerce. Aqui vou destacar algumas delas:
- Sua empresa terá um alcance ainda maior, pois a Internet é uma via infinita!
- Atendimento dos mesmos clientes, mas com possibilidade de crescimento do ticket médio e/ou frequência de compra
- Relatórios mais eficientes de comprar, visitas e interesses em sua empresa ou produto.
- Aproximação com os clientes atuais e potenciais
- Posicionamento estratégico frente a consumidores, fornecedores e concorrentes.
Loja virtual / E-commerce / Marketplace
Existem diferenças entre elas.
A loja virtual é um site projetado para que as pessoas acessem os produtos e/ou serviços de uma empresa e efetivem a compra.
Já o marketplace pode ser entendido como um “shopping center” de lojas virtuais. Nele, uma única empresa é responsável pela estrutura central de comercialização online. De forma mais simples, outras lojas “alugam” espaços para expor seus itens para a venda, pagando valores fixos mensais ou comissão pela operação.
Por fim, o e-commerce pode ser compreendido como o conceito de “comércio virtual”, que abrange todas as operações realizadas no ambiente da internet, seja em loja virtual, marketplace ou outros canais.
Como montar um e-commerce?
Para montar um e-commerce além de planejamento financeiro você precisa dar conta de etapas envolvidas no processo. Basicamente, depois de determinar quais produtos e serviços você vai vender, é preciso realizar algumas etapas para construir a loja online:
- Definir o produto
- Definir o público alvo
- Adquirir um domínio
- Planejar a identidade visual
- Escolher o servidor
- Definir o sistema de pagamento
- Fazer cobertura de tráfego
Mas o planejamento não para por aí. Depois de criar a loja virtual, você vai ter que fazer fotos de produtos e adicionar descrições. Além disso, você deverá fazer parcerias com fornecedores e transportadoras de confiança.
Melhores Plataformas de E-commerce do Mercado
Você deve estar se perguntando sobre onde criar sua loja virtual. Então, trouxe uma lista com algumas plataformas de e-commerce conhecidas e com bons resultados para que você faça vendas online.
Com todas essas informações você já deve estar se animando para começar seu e-commerce, não é mesmo?
Calma que ainda falta você descobrir as estratégias para alavancar seu negócio online! Isso é assunto para nossa próxima conversa! 😉